sexta-feira, 12 de abril de 2024

Sociologia e Desenvolvimento: Desenvolvimento X Subdesenvolvimento – A Teoria da CEPAL

A economia clássica inglesa, cujos principais autores foram Adam Smith e David Ricardo, desenvolveu a teoria das vantagens comparativas para explicar como o livre-comércio seria benéfico para os países que o praticassem. Segundo essa teoria, cada país, dadas as suas condições produtivas, tem mais facilidade de produzir algumas mercadorias do que outras. Desse modo, os países deveriam produzir os bens que lhes oferecessem menor custo de produção e deixar de produzir gêneros que lhes custassem mais para isso.

Fonte da imagem: News Press Service

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Um Histórico dos Conceitos de Raça e Racismo

Os seres humanos inicialmente passaram a se organizar em grupos baseados na posse de ancestrais comuns. Como consequência, os membros de um mesmo grupo compartilhavam determinadas características físicas em comum, como a cor da pele, dos olhos e dos cabelos. Segundo Kabengele Munanga, a palavra raça surgiu no latim medieval para fazer referência a esses grupos, para os quais o principal não era a aparência física, mas a ancestralidade. Com o tempo, o conceito passou a representar a divisão dos seres humanos em grupos fisicamente contrastados, ou seja, as diferenças físicas entre as pessoas passaram a ser mais importantes do que a sua ancestralidade na delimitação dos grupos humanos.

Fonte da imagem: Ciência Hoje

Preconceito, Discriminação e Segregação

O racismo é um conjunto de práticas preconceituosas, discriminatórias e até mesmo segregatória contra determinados indivíduos e grupos que tem como base categorias raciais. Antes de explicar o que são categorias raciais e como elas motivam a prática do racismo, é importante definir o que são o preconceito, a discriminação e a segregação.

Fonte da imagem: FreePik

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Sociologia e Desenvolvimento: Abordagens e Perspectivas do Desenvolvimento – Liberalismo X Intervencionismo Estatal

Na perspectiva liberal, não deve haver nenhuma regulação externa da economia. O mercado por si só tem a capacidade de se autorregular no que se refere à produção e à distribuição de mercadorias. Ele faz isso por meio da enunciada lei da oferta e da procura. Quando há mais oferta de uma mercadoria do que a procura por ela, seu preço tende a cair e mais pessoas têm acesso a ela. Quando a oferta de uma mercadoria é menor do que a procura por ela, seu preço tende a aumentar e menos pessoas têm acesso a ela. Quando a oferta e a demanda por um produto se igualam, diz-se que existe o equilíbrio de mercado. Para essa concepção, progresso tem a ver com o aumento da produção de riquezas e da circulação de dinheiro e o desenvolvimento pode ser alcançado por qualquer país que adote políticas de mercado.

Fonte da imagem: Alcateia de Raciocínios

Sociologia e Desenvolvimento: As Contradições do Sistema Capitalista

O capitalismo é um sistema econômico, social, político e cultural que se desenvolveu e se consolidou a partir do Renascimento Comercial e Urbano europeus, da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Sua ideia inicial era de que o desenvolvimento econômico trazido por ele acarretaria também democracia e liberdade política e bem-estar social, levando a humanidade ao progresso. Em certo ponto, esse progresso aconteceu. Algumas pessoas e países enriqueceram, a produção industrial alavancou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, saímos do domínio das monarquias absolutas e conquistamos certa liberdade política, porém, observando mais a fundo, perceberemos que o capitalismo é um sistema altamente desigual.

Fonte da imagem: Nova Cultura

Mais Visitadas