terça-feira, 15 de outubro de 2024

Sociologia e Meio Ambiente: Um Início de Conversa

A Sociologia passou a se preocupar com as questões ambientais a partir do momento que elas passaram a intervir diretamente na vida humana, tornando-se questões socioambientais, e motivaram a atuação de diversos movimentos sociais ambientalistas ao redor do mundo. Esses movimentos sociais denunciaram a relação entre a degradação ambiental e o desenvolvimento científico e tecnológico do capitalismo, relação essa que veio a ser comprovada pela Sociologia Ambiental.

Fonte da imagem: 123 Ecos

Um Histórico das Questões Socioambientais

Chamamos de questões socioambientais os discursos que relacionam a sociedade ao meio ambiente. Apesar dessa relação sempre existir, ela ganhou força a partir do momento em que ela se mostra problemática para toda a sociedade. É o que temos visto, por exemplo, em relação às consequências das queimadas provocadas pelo agronegócio.

Fonte da imagem: BBC News

Sociedade e Meio Ambiente: Juntos ou Separados?

Os telejornais, os portais de notícias e as redes sociais têm trazido uma série de notícias sobre as várias queimadas que ocorrem em todo o Brasil. A fumaça que invade várias cidades, levando consigo problemas respiratórios para toda a população, a elevação da temperatura atmosférica e a redução do nível dos rios utilizados para o abastecimento de água das cidades brasileiras são algumas das consequências imediatas desse problema e impõem prejuízos a toda a sociedade. Isso faz com que as discussões sobre o meio ambiente se tornem cada vez mais importantes. Mas o que é meio ambiente?

Fonte da imagem: SSC

Mais Visitadas