terça-feira, 15 de outubro de 2024

Sociedade e Meio Ambiente: Juntos ou Separados?

Os telejornais, os portais de notícias e as redes sociais têm trazido uma série de notícias sobre as várias queimadas que ocorrem em todo o Brasil. A fumaça que invade várias cidades, levando consigo problemas respiratórios para toda a população, a elevação da temperatura atmosférica e a redução do nível dos rios utilizados para o abastecimento de água das cidades brasileiras são algumas das consequências imediatas desse problema e impõem prejuízos a toda a sociedade. Isso faz com que as discussões sobre o meio ambiente se tornem cada vez mais importantes. Mas o que é meio ambiente?

Fonte da imagem: SSC

Atualmente, quando pensamos em meio ambiente imaginamos a natureza com seus ecossistemas (Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Caatinga), sua fauna e sua flora. Nesse pensamento, acabamos excluindo os seres humanos do meio ambiente, mas nem sempre foi assim. Na Grécia Antiga, existia o conceito de physis, que significa aquilo que brota por si, e era usado para representar a junção da natureza e dos seres humanos em um único elemento.

Foi a partir do século XVI que o pensamento ocidental separou os seres humanos da natureza, considerando essa última como uma fonte de recursos a serem explorados por nós. Essa concepção se fortaleceu com a Revolução Industrial, que impulsionou o consumo de recursos naturais para a produção de bens em todo mundo. As consequências iniciais disso foram a poluição do ar pelas fábricas, a degradação dos espaços urbanos e a destruição do meio ambiente no entorno das minas de carvão, que era utilizado como combustível nas primeiras fábricas.

Fonte da imagem: História da Nutri

A Sociologia entende como meio ambiente as relações das sociedades com o meio natural ao redor do mundo. Por isso, é impossível falar em meio ambiente sem incluir nele os seres humanos. Daí vem o conceito de ambientalização, que representa a vinculação entre a sociedade e o meio ambiente. A ambientalização está por traz da adoção do discurso ambiental por vários segmentos da sociedade, discurso este que mobiliza grupos sociais na busca da implementação de políticas sociais pelo Estado e traz à tona uma série de conceitos novos, como justiça ambiental, racismo ambiental, segurança alimentar, soberania alimentar e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas