terça-feira, 21 de junho de 2022

Estratificação e Desigualdades Sociais: Formas de Estratificação Social - O Sistema Estamental


Fonte da imagem: Blog Dez de História

  • O Sistema Estamental se originou e foi adotado na Europa medieval. Ele também tinha fundamentação religiosa, dada pela Igreja Católica, e ocupacional, ou seja, definia o que os indivíduos poderiam fazer a partir de sua posição social.
  • No sistema estamental existe alguma mobilidade social, principalmente vertical ascendente, que ocorria quando os membros da camada dos servos e dos nobres entravam para a camada do clero. Segundo Max Weber, este sistema marcava a transição de uma sociedade mais fechada, na qual vigorava o sistema de castas, para uma sociedade mais aberta, na qual vigora o sistema de classes.
  • Três níveis hierárquicos formavam o sistema estamental. São eles:
  • O clero, formado pelos membros da Igreja Católica. Esta era dividida internamente em alto clero (do qual faziam parte os membros oriundos da nobreza, que administravam as terras da igreja) e baixo clero (do qual faziam parte os membros oriundos da camada dos servos, que eram os padres comuns, que obedeciam aos bispos do alto clero).
  • A nobreza, formada pelos donos de terras (senhores feudais) que também tinham a guerra como atribuição (era o estamento dos cavaleiros medievais). Um senhor feudal cuja terra não lhe desse tantos rendimentos continuava a ser considerado nobre. Nos momentos finais do sistema estamental passou a ser possível a compra de títulos de nobreza mesmo por aqueles que não nasceram em tal camada. Apesar disso, aqueles que compravam tais títulos (nobreza de toga) eram mal vistos por aqueles que nasceram nobres e possuíam terras.
  • Os servos eram aqueles que trabalhavam nas terras dos senhores feudais, produzindo toda a riqueza gerada pela sociedade medieval.

Fonte da imagem: Portal Brainly

  • A sociedade medieval considerava que era Deus quem definia a posição de cada um nesse sistema, restando aos indivíduos contentar-se com sua situação. No período anterior à Revolução Francesa, junto com os servos, os burgueses (comerciantes e donos das pequenas fábricas) e os proletários (trabalhadores urbanos) compunham o terceiro estado. A nobreza compunha o segundo estado e o clero formava o primeiro estado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas