terça-feira, 21 de junho de 2022

Estratificação e Desigualdades Sociais: Formas de Estratificação Social - O Sistema de Classes


Fonte da imagem: Curso Enem Gratuito
  • O sistema de classes surgiu na Europa com a Revolução Industrial e se consolidou após a Revolução Francesa, que extinguiu definitivamente as instituições medievais como o sistema estamental. Em outras palavras, é típica da sociedade capitalista.
  • O sistema de classes combina igualdade jurídica/formal entre os indivíduos com a desigualdade socioeconômica entre as classes. Em outras palavras todos são considerados iguais perante a lei, mas as condições socioeconômicas dos indivíduos os dividem em ricos e pobres. Por fim, vale dizer que no sistema de classes há mais mobilidade social do que nos sistemas de estratificação anteriores, ou seja, ele permite que mais pessoas ascendam ou descendam entre os níveis hierárquicos das sociedades em que vigora.

 

Classe para Marx e Engels

  • Marx e Engels denunciam que a ideia da igualdade jurídica/formal entre os indivíduos é mentirosa, porque o que vigora mesmo é a desigualdade econômica entre as classes sociais
  • Segundo esses autores, o que define as classes sociais é o critério econômico da propriedade privada dos meios de produção, ou seja, existe a classe dos proprietários dos meios de produção e a classe dos não proprietários desses meios. No capitalismo, os meios de produção são as fábricas, as fazendas, os bancos, dentre outros. A classe proprietária é chamada de burguesia e a classe não proprietária é chamada de proletariado. Além dessas duas classes principais, existem as classes médias, que são intermediárias e que se aliam ou à burguesia ou ao proletariado no contexto da luta de classes. As classes médias são formadas pelos indivíduos que não possuem meios de produção, mas que não vendem sua força de trabalho para a burguesia, como os militares e os profissionais liberais (médicos, advogados, professores etc.).

 

Classe para Weber

  • Para Weber, a classe não é o único fundamento da estratificação na nossa sociedade. Além dela, existem o status e o partido.

CLASSE

STATUS

PARTIDO

Grupo definido por critérios econômicos, que para Weber são o nível de renda, a propriedade de bens, o nível de escolaridade e o grau de habilidade técnica.

Ex.: Classes A, B, C, D e E, definidas pelo nível de renda e pelo padrão de consumo.

Grupo definido por critérios sociais, que são os níveis de honra social ou de prestígio e o estilo de vida.

Ex.: Os senhores feudais empobrecidos pelo baixo rendimento de suas terras continuavam sendo considerados nobres. Alguns novos ricos mantêm o estilo de vida de quando eram pobres, apenas elevando seu padrão de consumo (o sujeito que bebia Itaipava no copo de requeijão passa a tomar Heineken no copo Stanley, em vez de tomar vinho ou whiskey).

Grupo definido pelo critério político da busca pela imposição de sua vontade aos demais membros da sociedade.

Ex.: partidos políticos propriamente ditos, cujos membros disputam cargos eletivos, movimentos sociais, instituições religiosas que tentam impor sua visão de mundo sobre os outros etc.

  • Classes, grupos de status e partidos funcionam independentemente nas sociedades modernas, podendo ou não ser compatíveis. Por exemplo, Engels era de família burguesa, mas junto com Marx, que era oriundo da classe média, lutava pelos interesses do proletariado. Hoje em dia, no Brasil, muitos trabalhadores assalariados votam em políticos que defendem os interesses de seus patrões contra eles mesmos. Por outro lado, os membros da bancada ruralista são fazendeiros ricos que lutam por meio da política pelos seus próprios interesses.

Fonte da imagem: Blog Divergente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas