quarta-feira, 15 de junho de 2022

Estratificação e Desigualdades Sociais: Conceitos Fundamentais ao Estudo sobre a Estratificação e as Desigualdades Sociais


Fonte da imagem: Portal da CLACSO

  • Para estudarmos sobre a estratificação e as desigualdades sociais, é necessário termos em mente alguns conceitos importantes. São eles:
  • Estrutura social = é a maneira como cada sociedade está organizada econômica, política, social e culturalmente. Quem produz? Quem detém o que é necessário para produzir? Quem manda? Quem obedece? Que elementos culturais são valorizados pela sociedade? Quem produz esses elementos? Isso tudo varia de sociedade para sociedade e também dentro de uma mesma sociedade ao longo do tempo.
  • Estratificação social = a maior parte das sociedades estão organizadas em níveis ou camadas hierárquicas. Por exemplo, a sociedade brasileira do período colonial era dominada pelos senhores de engenho. Abaixo deles, estavam os homens livres que não possuíam engenhos, como outros fazendeiros, criadores de gado e comerciantes. Na base dessa pirâmide social estavam os negros escravizados.

Fonte da imagem: Blog Filosofia e Psicanálise

  • Mobilidade social = é a possibilidade que alguns sujeitos podem ter de mudar de posição entre os níveis hierárquicos da sociedade. A mobilidade social pode ser vertical ascendente (quando, por exemplo, um trabalhador consegue juntar dinheiro, abrir uma empresa e contratar funcionários que trabalhem para si), vertical descendente (quando, por exemplo, uma empresa fale e o proprietário precisa trabalhar em outra empresa como funcionário), ou horizontal (quando, por exemplo, a merendeira de uma escola estuda, passa em uma universidade, se forma em pedagogia e passa a trabalhar na mesma escola como professora). Nem todas as sociedades possibilitam a mobilidade social.
  • Desigualdades sociais = desigualdade é a distribuição diferente de recursos, direitos e oportunidades entre os diversos grupos que formam uma sociedade. Essa distribuição de recursos, direitos e oportunidades está relacionada com a estratificação social, no sentido de que os grupos que estão em nos níveis hierárquicos superiores possuem mais direitos, recursos e oportunidades que os grupos que estão nos níveis hierárquicos inferiores. Alguns elementos contribuem para a desigualdade (eixos de subordinação), como a classe social, a raça, o gênero, a orientação sexual e a região de origem dos indivíduos, dentre outros. Geralmente, mais de um desses elementos se somam na vida de um mesmo indivíduo, aprofundando a desigualdade. Por exemplo, mulheres geralmente recebem menos do que os homens no mercado de trabalho, mesmo quando exercem a mesma função e possuem a mesma qualificação do que eles. Mulheres brancas costumam ter maior escolaridade do que as mulheres negras, logo, a remuneração das primeiras costuma ser maior do que a das segundas, já que os postos de trabalho que as mulheres brancas ocupam são mais elevados que os das mulheres negras. Então, falamos em desigualdades sociais no plural, pois são vários fatores que provocam as desigualdades e eles podem se combinar em uma só pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas