sexta-feira, 10 de junho de 2022

Socialização e Controle Social: Controle Social - O que É e como Acontece?

 

Fonte da imagem: Portal Prepara Enem

  • Como vimos, a socialização é o processo por meio do qual a sociedade transmite aos indivíduos os conteúdos culturais que seus membros constroem coletivamente. Entre esses conteúdos culturais, encontram-se as normas formais (leis) e as normas informais (regras dos grupos) das várias sociedades. A socialização, ao transmitir aos indivíduos as normas formais e informais, gera os padrões possíveis de comportamentos, interações e costumes de cada sociedade, que chamamos de ordem social. A ordem social é importante porque, por meio dela, podemos prever as os comportamentos que os outros indivíduos podem ter em relação a nós e saber como agir em relação a eles também. É essa previsibilidade que mantém a sociedade funcionando.
  • A sociedade não só ensina a cada um de nós as maneiras por meio das quais podemos agir dentro dela. Ela também cobra que ajamos dessas formas. É aí que entra o controle social. Ele nos obriga a seguir as normas formais e informais que a sociedade como um todo ou os grupos sociais específicos nos ensinam.
  • Existem duas perspectivas na Sociologia sobre o controle social. A primeira delas, chamada de Sociologia do consenso, da qual Durkheim é seu principal representante, afirma que as estruturas materiais e simbólicas das sociedades conformam os indivíduos aos padrões e as normas e os punem quando eles não agem de acordo com que a sociedade quer. Isso seria bom para todo mundo, pois o controle social garantiria a coesão e a harmonia no interior da sociedade. A segunda perspectiva, chamada de Sociologia do conflito, e que tem Marx e Weber como seus principais representantes, afirma que o normal em uma sociedade não é a harmonia ou a coesão, mas o conflito. Isso acontece porque as sociedades são formadas por grupos diversos e que possuem interesses conflitantes. O controle social, que conforma os indivíduos aos padrões da sociedade, é bom apenas para as classes dominantes, pois são elas que se beneficiam com cada um cumprindo seu papel sem desviar dos padrões e das normas.
  • Os agentes de controle social, ou seja, os indivíduos e os grupos que realizam o controle social são os mesmos agentes que atuam no processo de socialização: a família, a escola, os grupos de amigos, os locais de trabalho, os meios de comunicação e o Estado.
  • O controle social ocorre por meio de dois mecanismos: 1) os legais, ou seja, baseados em leis, como aquelas que definem quais impostos devemos pagar e como seremos punidos se não pagarmos, ou aquelas que definem que conteúdos devem ser ensinados aos alunos e quais sanções as escolas sofrerão quando isso não acontece; 2) os sociais, ou seja, sancionados pela sociedade, mas que não são previstos em leis, como o uso de uniforme pelos alunos das escolas e a quais sanções esses alunos estão sujeitos caso não utilizem o uniforme
  • Louis Althusser (Argélia, 1918 – 1990) é um sociólogo contemporâneo ligado à Sociologia do conflito que afirmou que o Estado exerce o controle social por meio da força ou do convencimento das pessoas. Na primeira maneira atuam os aparelhos repressivos do Estado, como a polícia e as forças armadas. Na segunda maneira atuam os aparelhos ideológicos do Estado, que são aquelas que transmitem para a sociedade as ideias das classes dominantes, como as escolas, as instituições religiosas e os meios de comunicação. É mais fácil para o Estado, aliás, usar seus aparelhos ideológicos e deixar os repressivos para quando os ideológicos falham.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas