quarta-feira, 20 de março de 2024

Os Reinos Africanos Pré-Coloniais: Introdução

Muito antes da chegada dos europeus ao continente, os povos da África já se organizavam em Estados. Vários desses assumiam a forma de reinos e impérios. Eram sociedades independentes, que possuíam grande desenvolvimento econômico, tecnológico, político,  social e cultural.

Fonte da imagem: África Mundi

Esses Estados estabeleciam relações econômicas e políticas entre si e com outras regiões do planeta. Os egípcios praticavam intercâmbio com povos do oriente médio por meio do Mar Mediterrâneo. Elementos culturais egípcios chegaram à Europa por meio desse contato. Muitos foram os pensadores ocidentais que viveram e estudaram no Egito, como Pitágoras.

Não houve contato direto dos Estados da África Ocidental com povos não africanos no período pré-colonial, devido à sua localização entre o deserto do Saara, ao Norte, a floresta tropical, ao Sul, e o Oceano Atlântico, a Leste. Ainda assim, o deserto do Saara foi espaço de contato e de trocas entre os povos da África do Norte e a África Subsaariana.

Fonte da imagem: Blog de Geografia

Nas nossas postagens, focalizaremos os reinos da África Ocidental, porque deles vieram os principais contingentes negros escravizados no Brasil. Falaremos sobre os Reinos do Vale do Níger, os Reinos Iorubá e o Reino do Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas