terça-feira, 26 de março de 2024

Os Reinos Africanos Pré-Coloniais: O Reino do Kongo

O Reino do Kongo foi formado pelo povo Bantu, no séc. XIV, a partir da unificação de vários principados que existiam no centro-oeste africano, ao sul do rio Congo, e ocupava o território dos atuais países do Gabão, da República do Congo, da República Democrática do Congo e de Angola. O povo Bantu é um dos mais expressivos de toda a África, ocupando a costa atlântica do continente, do Gabão até a África do Sul. Boa parte dos negros brasileiros vieram do Reino do Kongo, o que podemos observar no uso de muitas palavras de origem bantu, como samba, quitanda, cachimbo, curimba, bagunça, moleque, dentre outras.

Fonte da imagem: Wikipédia

segunda-feira, 25 de março de 2024

Os Reinos Africanos Pré-Coloniais: Os Reinos Iorubá

O povo Iorubá habita a região sudoeste da Nigéria e ainda hoje é um dos mais expressivos grupos étnicos africanos. Ele é originário da cidade de Ifé, situada na região citada, e se espalhou pelos territórios dos atuais países Benin e Togo.

Fonte da imagem: Music Africa Awake

quarta-feira, 20 de março de 2024

Os Reinos Africanos Pré-Coloniais: Os Reinos do Vale do Níger

O Norte do Rio Níger, na África Ocidental, foi palco do desenvolvimento de uma série de reinos e impérios sequenciais, ou seja, que se desenvolveram um após outro. Esses reinos estabeleceram relações comerciais com os povos da África do Norte, pelo Deserto do Saara, e tiveram grande riqueza proveniente de tal comércio. Os comerciantes do Norte da África chamavam a África Subsaariana, em que os Reinos do Vale do Níger estavam estabelecidos, de Sudão, que significa terra dos negros, em árabe. 

Fonte da imagem: IMGBIN

Os Reinos Africanos Pré-Coloniais: Introdução

Muito antes da chegada dos europeus ao continente, os povos da África já se organizavam em Estados. Vários desses assumiam a forma de reinos e impérios. Eram sociedades independentes, que possuíam grande desenvolvimento econômico, tecnológico, político,  social e cultural.

Fonte da imagem: África Mundi

Mais Visitadas