sábado, 30 de abril de 2022

Introdução aos Clássicos da Sociologia: Max Weber


 
Fonte da imagem: Portal Brasil Escola

  • A Alemanha em que Max Weber (Alemanha, 1864 a 1920) viveu tinha uma atmosfera intelectual diferente daquela da França de Durkheim. No contexto alemão, não era o positivismo que dominava as ideias, mas o romantismo e o idealismo.

  • Weber, a partir da tradição romântica e idealista, diferencia natureza e sociedade ao afirmar que esta é mais complexa do que aquela. Isso quer dizer que, geralmente, cada fenômeno natural possui menos causas do que um fenômeno social. Por exemplo, eu posso explicar a chuva pela evaporação da água de lagos, rios e mares e pela condensação desse vapor, que assumiu a forma de nuvem. Por outro lado, eu não posso explicar a violência e a criminalidade apenas pelas condições socioeconômicas dos criminosos. Os fenômenos sociais são, então, multicausais (possuem várias causas), por isso, são mais complexos que os fenômenos naturais.

  • Para Weber, a realidade social é complexa e caótica. Isso porque muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e porque a sociedade desperta nos indivíduos interesses, crenças, opiniões, opiniões e valores que se modificam constantemente. É por priorizar em sua análise as ações individuais que o método do autor foi chamado de individualismo metodológico.

  • Se a sociedade é diferente da natureza, as Ciências Humanas também dependem de um método próprio para a produção de conhecimento, sendo esse método diferente daquele das Ciências Naturais. Uma dessas diferenças é que as Ciências Humanas de um modo geral e a Sociologia em particular não deve explicar a sociedade (buscar suas leis), mas compreender as ações dos indivíduos (o porquê de os indivíduos agirem da maneira que agem). Por isso, Weber chamou seu método de método compreensivo.

  • De acordo com Weber, o objeto da Sociologia é a ação social. Esta é a ação que um indivíduo realiza para outro. O indivíduo que faz a ação já espera uma resposta ou uma reação do outro e leva isso em conta na sua ação. Por fim, essa ação tem um sentido, um significado. Esse sentido é dado pelo sujeito que pratica a ação e compreendido pelo sujeito que a recebe, já que tal sentido vem do contexto social no qual os indivíduos que interagem estão inseridos.

  • Se a sociedade é complexa e caótica, não é possível aos sociólogos apreender a sua totalidade e abordá-la diretamente. Por isso, é necessária a elaboração do que Weber chamou de tipos ideais, que são modelos teóricos construídos a partir do destaque de elementos da realidade que chamam mais a atenção dos sociólogos. Esses modelos serão comparados depois com a realidade nos vários contextos sociais.

  • É assim que Weber elaborou os quatro tipos de ação social, que são: 1) a ação racional com relação a fins, na qual o indivíduo escolhe o melhor caminho (meio) para atingir seu objetivo (fim) seja qual for esse caminho; 2) a ação racional com relação a valores, na qual o sujeito escolhe o meios que estão de acordo com os seus valores (o que considera como certo e errado) para alcançar seu fim; 3) a ação tradicional, na qual o indivíduo sempre age daquela maneira, por tradição, sem refletir o porquê disso; e 4) a ação afetiva, na qual o sujeito age tendo como base seu sentimento ou sua emoção do momento da ação. São tipos ideais de ação social, porque nenhuma ação é puramente racional, tradicional ou afetiva, mas geralmente combina uma ou outra dessas características. São os sociólogos que vão definir qual ação é mais racional, tradicional ou afetiva na hora de construir suas análises.

  • É importante destacar que, para Weber, racionalidade é a consideração dos fins e dos meios antes de se realizar uma ação. Desse modo, uma ação racional é uma ação na qual eu calculo meus objetivos e os caminhos que preciso seguir para alcançá-los.

  • Outra diferença entre a Sociologia de Weber e a de Durkheim é que, enquanto o sociólogo francês defendia uma Sociologia neutra, ou seja, totalmente livre de valores, o sociólogo alemão afirmava que a neutralidade não existe. O que é possível produzir, de acordo com Weber, é uma Ciência Humana objetiva, ou seja, na qual os valores do sociólogo aparecem, principalmente na escolha de seu tema de pesquisa, mas não enviesam a análise, caso o cientista social observe rigorosamente o método científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitadas