quarta-feira, 8 de junho de 2022

Socialização e Controle Social: Grupos, Instituições e Categorias Sociais


Fonte da imagem: Portal Escola Educação

  • Grupos sociais são formados por indivíduos que possuem interesses, práticas e valores em comum. Por exemplo, um grupo de mães de crianças pequenas que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos podem se reunir para discutir seus problemas em comum.
  • Já as instituições sociais surgem quando os grupos passam a se reunir com frequência no tempo e no espaço e criam para si regras de funcionamento. Por exemplo, se as mães das quais falei acima passarem a se reunir todas as quartas-feiras à noite e organizarem regras para as suas reuniões e para que elas possam levar ao poder público a sua reivindicação para a construção de uma creche no bairro em que moram, este grupo se torna uma instituição, que chamamos de movimento social. A família também é uma instituição, pois ela reúne continuamente pais, filhos, tios primos etc. e na qual existem regras de interação entre esses sujeitos todos. Uma escola é outra instituição, pois reúne regularmente indivíduos interessados no processo de ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos (alunos, professores, diretores, coordenadores, secretários etc.) e possui regras para as interações ocorridas no espaço em que esses indivíduos congregam.

Fonte da imagem: Portal Escola Kids
  • Cada um de nós participa de vários grupos sociais ou instituições ao mesmo tempo. Fazemos parte de uma família, podemos congregar em uma instituição religiosa, podemos estudar em uma escola, trabalhar em uma empresa, frequentar uma academia etc. Em cada um desses grupos e instituições, a nossa forma de agir será diferente. Grupos e instituições são agentes de socialização, ou seja, participam ativamente do nosso processo de internalização dos conteúdos culturais construídos pelos membros de nossa sociedade.
  • Existem três tipos de grupos ou instituições sociais, os grupos primários, os grupos secundários e os grupos intermediários.
  • Os membros dos grupos primários são próximos uns dos outros, interagem diretamente (face a face) e possuem forte identificação entre si, sentindo-se parte de um todo, ou um “nós”. Ex.: famílias, grupos de amigos, comunidades de idosos etc.
  • Nos grupos secundários, a relação entre seus membros é mais impessoal (não importa a pessoa com quem interagimos, mas o papel que ela desempenha) e mais formais (burocratizadas, sujeitas a normas). Nos grupos secundários, a identificação com um “nós” é menor. Ex.: grupos de trabalhadores de uma empresa ou de alunos de salas diferentes de uma mesma escola, moradores de um condomínio etc.
  • Os grupos intermediários são formados quando indivíduos convivem prolongadamente em um mesmo local e compartilham experiências sociais semelhantes. Nesse caso, o grau de proximidade, intimidade e identidade entre os membros desses grupos é menor do que nos grupos primários, mas maior do que nos grupos secundários. É por isso que os chamamos de grupos intermediários. Ex.: grupos de professores que trabalham anos em uma mesma escola ou grupos de alunos que estudam sempre nas mesmas turmas durante sua trajetória escolar.
  • Em um mesmo espaço, como em uma escola podem coexistir os três tipos de grupos sociais. Alunos novatos de turmas de primeiro ano do Ensino Médio no início do primeiro trimestre formarão um grupo secundário. Alunos do terceiro ano do Ensino Médio que estudaram juntos na mesma escola e na mesma turma podem formar grupos primários, quando levam sua amizade para fora da escola, ou grupos intermediários, quando apesar do sentimento de coletividade que possuem, não interagem intimamente fora da escola.
  • Os indivíduos podem também viver experiências sociais semelhantes sem que estabeleçam entre si relações diretas. Eles formam assim uma categoria social, como os consumidores de produtos de uma mesma marca, torcedores de um mesmo time de futebol, fãs de um mesmo grupo musical ou espectadores de uma mesma série televisiva.

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